Análise de viabilidade
Quer abrir um novo negócio e minimizar as chances de fracasso? Esse serviço é ideal para investidores que pretendem ter uma visão clara do mercado em potencial. O maior diferencial desse estudo é a coleta de informação diretamente com os clientes em potenciais, não sendo apenas com dados secundários de mercado (artigos, IBGE, etc).
Avaliação Patrimonial de Empresas
Assessoramos nossos clientes na mensuração justa e sistematizada do valor de sua empresa para diversos fins, dentre eles, venda de empresas, dissolução societária, fusão, busca de investidores.
• Reavaliação dos ativos para demonstração do patrimônio real; conciliação físico-contábil para atualização de ativos imobilizados e para fins de planejamento tributário, controle e gestão dos ativos.
• Laudos para fins de revisão tarifária baseada nos valores dos ativos imobilizados, com parâmetros específicos (ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica).
• Determinação ou atualização dos valores em risco para maior segurança nas coberturas previstas nas apólices.
• Perícias em regulação de sinistro pelo IRB e seguradoras.
• Negociação entre Empresas, essa avaliação é feita no intuito de se obter diagnósticos reais relativos ao sistema operacional, condições de manutenção, obsolescência, verificação de passivos, avaliação de riscos ambientais e respectiva adequação à legislação vigente.
• Avaliações feitas exclusivamente para bancos com carteira hipotecária.
• Avaliações usuais para bens de natureza diversa, tais como imóveis urbanos, rurais e industriais, além de máquinas e equipamentos.
• Laudos e pareceres realizados para gestão de carteira (bancos, fundos de pensão e investimentos, financeiras) para fins de locação, alienação, prospecção, viabilidade e atualização de valores.
Avaliação Econômica de Empresas
Realizada com a finalidade precípua de se apurar o valor de um empreendimento, ou de mensurar o potencial e a lucratividade do negócio em análise:
Valor econômico para fins de fusões, incorporações e negociações entre empresas.
Valor da “marca” para fins gerenciais e de negócios. A aferição desse valor tem se revelado estratégia fundamental quando de aquisições e fusões empresariais.
Análise de investimento para determinar a viabilidade de produtos imobiliários e de base imobiliária, como shopping centers, hotéis, parques temáticos, etc.
Estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) de projetos, com atualização dos parâmetros de retorno sobre investimentos (ROI, ROA, Taxas de Retorno, Pay Back, Alavancagem, EVA).
IFRS – Lei 11.638/07
Lei 11.638/07 teve por objetivo adequar os procedimentos contábeis brasileiros às normas internacionais de contabilidade (IFRS). O Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) emitiu diversas orientações que passaram a regulamentar e nortear estas modificações.
As repercussões destes pronunciamentos em nossa atividade foram relevantes. O CPC 01 estabeleceu o teste de recuperabilidade, conhecido como teste de impairment, que verifica a condição de liquidez dos ativos em uma correlação com seus valores de mercado e fluxos de caixa.
Na adoção inicial da lei, permitiu que as empresas ajustem a valor de mercado seus ativos. O CPC 27 estabelece uma revisão periódica das vidas úteis e valores residuais dos ativos imobilizados, com revisões anuais. Para atendimento a este pronunciamento os ativos devem estar conciliados e devidamente identificados. O ICPC 10 excepcionaliza a avaliação dos ativos neste exercício.
O CPC 29 determina as avaliações dos ativos biológicos (culturas, reflorestamentos, dentre outros), já o CPC 31 trata daqueles ativos destinados à venda.
Dentro deste processo, a gestão patrimonial dos ativos passou a ter grande importância para as empresas, os controles dos ativos precisam ser mais eficientes e já é perceptível no mercado a demanda gerada para estes serviços.